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CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA
Eleitos no Parlamento Jovem Roraimense são diplomados pelo TRE-RR

Os 24 alunos eleitos no Parlamento Jovem Roraimense (PJR) foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) na tarde desta quinta-feira (24) no Plenarinho Valério de Magalhães da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Autoridades do Legislativo e Executivo, bem como gestores de escolas e familiares prestigiaram a cerimônia de diplomação, transmitida ao vivo pela TV Assembleia, canal 57.3.

O próximo passo é a posse e a escolha da Mesa Diretora, em 5 de setembro, no Plenário da ALE-RR. As sessões ordinárias, conforme o calendário, estão marcadas para 12, 20 e 28 de setembro, 3 de outubro e 11 de dezembro, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.

A abertura do evento foi feita pela juíza auxiliar da presidência do TRE-RR, Graciete Sotto Mayor, que representou a presidente, desembargadora Elaine Bianchi. Ela destacou a parceria com a ALE-RR e disse que o sentimento é de dever cumprido.

“A diplomação é o ápice de todo um processo eleitoral que foi trabalhado nas escolas. Esse é o papel da Justiça Eleitoral, é o direito de cidadania, o direito ao voto. O projeto Parlamento Jovem Roraimense, com o TRE-RR, buscou conscientizar a população jovem, o nosso eleitor do futuro, aquele que logo vai exercer seu direito ao voto, das responsabilidades e da importância do voto. Foi uma parceria perfeita”, afirmou.

O presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), disse que o Parlamento Jovem possibilitou à juventude participar da política. “Sabemos que um bom percentual do nosso eleitorado é jovem, e esse público tem que aprender como é que se dá o processo político no Brasil e a democracia, e como eles são fundamentais na escolha dos representantes que compõem o nosso Parlamento, seja estadual, municipal ou federal”.

Nos projetos apresentados, conforme explicou Sampaio, será feita uma interação com os deputados para avaliar as ideias propostas que possam virar lei. “Vamos juntar esse material e quem sabe um, dois ou três projetos de iniciativa deles poderão se tornar lei”, afirmou.

O vice-governador do Estado, Edilson Damião (Republicanos), destacou que a política está presente na vida de todo mundo, inclusive dos jovens, que aprendem esse processo em casa e na escola quando começam a ser líderes de classe.

“O quanto antes o Estado puder oferecer para o jovem a oportunidade de conhecer as funções do Parlamento, quem sabe, no futuro, ele possa se tornar um parlamentar. Quem sabe no meio desses 24 teremos, no futuro, parlamentares e jovens mais qualificados para exercer essa função”, ressaltou.

 

Para a deputada Aurelina Medeiros (PP), a Assembleia Legislativa sempre está à frente, fazendo com que as pessoas entendam o processo político. “Hoje é muito comum muitas pessoas não saberem para que servem o Parlamento, o Judiciário e o Executivo. Então, nosso objetivo é fazer com que esses jovens conheçam e saibam qual o seu papel”, avaliou.

O deputado Chico Mozart (PP) falou sobre a importância de prestigiar eventos dessa natureza, que põem o cidadão em primeiro plano. “É importante prestigiar e motivar esses jovens que estão entrando na adolescência e entrando na sua fase adulta a participarem da política. Como foi dito aqui, são líderes na escola, líderes de igreja, líderes comunitários que vão fazer a diferença, vão ocupar espaços, que hoje são ocupados por nós. Essas pessoas poderão aprender e fazer um trabalho melhor para a população”, observou Mozart.

O superintendente de Programas Especiais da ALE-RR, Pablo Sérgio, disse que a diplomação trouxe um sentimento de felicidade para todos que participaram do processo eleitoral do PJR. “Nós estamos muito felizes porque conseguimos atingir mais uma etapa do Parlamento Jovem. A próxima fase será a preparação desses jovens pelas assessorias qualificadas da Assembleia, para que eles possam estar aptos a tomar posse no dia 5 de setembro e a participarem das cinco sessões”, disse Pablo.

 

Emoção

A deputada eleita Dameliss Valeria Oliva, da escola Camilo Dias, que ganhou a eleição com projeto voltado para o meio ambiente, falou sobre a emoção de participar do Parlamento. “Fiquei muito nervosa e ainda estou, mas também estou muito feliz, emocionada de verdade, por viver essa experiência nova. Tudo está acontecendo muito rápido, mas é muito bom, gostei muito de tudo”, afirmou.

 

A mãe de Dameliss Valeria, Melissa Oliva, estava encantada com a participação da filha. “É um orgulho porque ela é uma menina que se esforça muito nos estudos, e a proposta dela foi de acordo com a necessidade da escola. Somos humildes, mas temos muitas virtudes, muito amor e carinho pela natureza e pelas plantas e sempre falamos para ela que é importante cuidar da natureza”, disse Melissa.

O deputado eleito Vittor Gabriel Araújo da Silva, da mesma escola da colega Dameliss, também estava emocionado. “Estou com uma sensação incrível, é uma experiência única estar aqui hoje. Estou honrado com a presença dos nossos deputados, vice-governador e outras pessoas que ocupam cargos importantes, é uma sensação bastante incrível. Agora espero apresentar meu projeto e ter uma voz na Assembleia Legislativa”, afirmou.

A gestora da Camilo Dias, Adriana Del Vale, disse que o Parlamento Jovem foi uma excelente atividade do exercício da cidadania. “Eles puderam colocar em prática e verificar todo o processo da votação, de apresentar uma proposta, uma ideia e foram eleitos por meio da urna eletrônica. Fizeram todo o processo de conquista do eleitor e agora terão a oportunidade de colocar em prática tudo que eles prometeram, defendendo as ideias aqui perante os outros 24 deputados”, argumentou.

Conheça os jovens parlamentares eleitos:

Escola Estadual Ana Libória:        

O estudante Danilo Adoniran Ferreira Gomes foi o mais votado da Escola Estadual Ana Libória, sendo eleito deputado com 148 votos. O projeto dele visa ao aproveitamento dos reeducandos do sistema prisional com bom comportamento na construção e reforma das escolas”. “Foi muito empolgante na hora do resultado, fiquei orgulhoso de mim mesmo e meus pais também. Agradeço a todos que votaram em mim. Quero na Assembleia Legislativa apresentar o projeto e ficar também em primeiro, ganhando de todas as outras escolas”, disse, ao ressaltar que pretende ser policial.

Jean Cauê foi o segundo mais votado com 141 votos. Durante a campanha, ele apresentou um projeto voltado para a saúde dos alunos. “Quando me deram a notícia, não acreditei de imediato, mas estou gratificado. Meu projeto visa incluir a saúde nas escolas, um laboratório com um profissional formado em psicologia para atender o alunado que passa por algum problema relacionado à saúde mental. Muitos alunos sofrem com depressão e ansiedade, e isso precisa ser tratado nas escolas porque esses problemas dificultam a vida dos alunos”, afirmou. Jean que ser um profissional da segurança pública.

Clarissa Paz Turiano Matos foi a terceira mais bem votada e ficou muito feliz com o resultado porque se candidatou exatamente por conta do projeto voltado para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Sei o quanto é difícil, mas fiquei muito feliz em saber que vou poder incluir as pessoas com autismo. A proposta visa à criação de ambientes sensoriais, no caso adaptados, para as pessoas com autismo, pois diferentemente da gente, as pessoas com autismo têm grande dificuldade em adaptação para lugares com muitas pessoas. Meu projeto é exatamente para ter nas escolas públicas, por exemplo, lugares adaptados, tipo sensoriais, com brincadeiras, e uma pessoa para ajudá-los nessa convivência com outras pessoas”, disse, ao afirmar que pretende ser médica.

A estudante Fernanda Victória Neres foi eleita com 72 votos pela Escola Estadual Ana Libória. Ela defendeu a segurança nas escolas e que o dia 5 de abril, data em que ocorreu o Massacre na Creche de Blumenau (SC), seja de homenagem às vítimas e de palestras nos estabelecimentos escolares que tratam do combate à violência nas escolas. “O dia 5 de abril foi chocante, fiquei muito sentida com aquilo e queria fazer alguma coisa para que esse dia não se torne um dia ruim, mas um dia bom. Quero que seja um dia de paz nas escolas de Roraima, com palestra sobre o tema”. Fernanda pretende estudar engenharia civil.

Escola Estadual Major Alcides

Marcos Vinícius Vasconcelos da Silva priorizou na campanha a empregabilidade dos jovens, sendo o mais votado na Escola Estadual Major Alcides. Ele propôs a ampliação dos cursos profissionalizantes para os jovens enriquecerem o currículo e assim terem mais probabilidade de entrar no mercado de trabalho. “Seria bom as escolas implantarem cursos profissionalizantes para aqueles jovens que quiserem ampliar seu futuro e entrar no mercado de trabalho. Com um currículo impecável, o jovem já se mostra capacitado para isso”, disse o rapaz que sonha em cursar Direito e ser juiz.

Nycolas Marinho Nascimento teve a segunda melhor votação com a bandeira de luta da saúde. “A minha proposta é implementar nas escolas públicas de Roraima palestras sobre a educação sexual dos jovens, porque muitos não sabem como se prevenir na hora do ato sexual e podem pegar uma infecção ou Doenças Sexualmente Transmissíveis [DST], como a Aids”, disse Negão da 101, que pretende ingressar na área de segurança pública.

Maria Kauanne Conceição da Silva investiu numa campanha voltada para o homem do campo. Ela usou muito as redes sociais para atrair os eleitores. “A minha proposta é sobre agricultura familiar, porque em Roraima 42 mil famílias fazem parte desse setor, sendo que 17 mil são indígenas. Muitas dessas famílias não têm acesso à educação, saúde e lazer, e a minha proposta busca melhorias na agricultura familiar para promover inclusão social e avanço na economia local”. A adolescente pretende ser uma profissional da segurança pública.

Carlos André Nascimento Plaskievicz emplacou a candidatura com uma proposta que visa beneficiar estudantes de baixa renda que dependem de transporte público. “O meu projeto propõe a disponibilização de passagens gratuitas para os alunos que não têm condições financeiras, pois muitos vêm andando por falta dinheiro ou porque os ônibus vêm lotados”, disse, ao defender o aumento da frota de ônibus, principalmente no período letivo, além de sinalização na frente das escolas. Carlos André também pretende prestar concurso para a segurança pública.

Escola Camilo Dias

Pedro Enrique Lima da Silva foi o mais bem votado da escola Camilo Dias. A proposta dele foi voltada para o melhoramento das dependências das escolas. “Falei sobre várias propostas, mas a mais importante foi sobre a fiscalização na escola, verificar a limpeza dos banheiros, das caixas d ‘água e também a manutenção dos muros e paredes”. Enrique avalia que a política é meio complicada por causa da polarização nos debates, mas afirma que é importante. “As pessoas quando não votam ou não querem tomar decisões na política, elas não têm como decidir depois, como reclamar, então é bem importante participar”.

A estudante Dameliss Valéria Belo Oliva é venezuelana e mora em Roraima há quatro anos. Ela contou que o resultado das eleições do PJR está sendo uma experiência maravilhosa. “Estou me sentindo muito agradecida por essa experiência. Minha proposta é sobre o meio ambiente, trazer um pouco mais da natureza para dentro do colégio. Boa Vista é uma cidade muito linda, vai crescer muito e vai perder parte dessa natureza. Então é bom que agora a gente incentive os alunos a ficarem mais perto dela. Aqui no colégio tem muito espaço, poderíamos fazer uma horta, jardins com flores. E como aqui tem os ensinos fundamental e médio, seria mais fácil porque desde pequeno a gente estaria incentivando as pessoas a ficarem mais perto da natureza”, disse.

O estudante Aurélio José Gutierrez Rico, que também é venezuelano, contou que no início não tinha muita noção do processo eleitoral PJR. “Mas depois comecei a gostar quando vi meus amigos fazendo a campanha deles, e como acho muito bom ajudar as pessoas que têm algum problema emocional, propus um projeto para que tenha psicólogos na escola, no horário oposto para atender essas pessoas. No horário oposto também poderia ter aula de português para o aluno que é de outro país, isso ajudaria muito, porque no início foi muito difícil pra mim”, contou.

O estudante Vittor Gabriel Araújo da Silva trabalhou em um projeto voltado para a educação. “Propus um debate sobre o novo ensino médio. Na minha campanha, também abordei a saúde dos alunos e reforma das escolas”, disse Vittor Gabriel, ao ressaltar que pretende futuramente disputar um cargo eletivo, por entender que “a educação atual não está boa e é preciso que estudantes, professores, trabalhadores em geral lutem pelo direito de uma educação decente”.

Escola Estadual Hildebrando Ferro Bitencourt

O estudante Janderson Pereira de Souza foi eleito o deputado mais votado da Escola Hildebrando Ferro Bitencourt com a proposta de implantação e revitalização dos grêmios estudantis das escolas. “Minha proposta é revitalizar os grêmios estudantis nas escolas, implantar onde não tem, para dar voz aos estudantes, pois a entidade que representa os alunos ajuda muito a gestão, os professores, principalmente na parte de eventos. Os integrantes do grêmio conversam com os estudantes bem melhor do que os professores, pois tem pessoas que não se sentem muito confortáveis em falar”. Entre os planos para o futuro, está ingressar na vida política e disputar um cargo eletivo.

O estudante Richard Lins Sena Ambrósio também recebeu o incentivo dos amigos para se candidatar. Contou que desde o ano passado eles discutem ações para melhorar a escola. “E como estamos precisando de uma quadra, o meu projeto é de uma voltada para o esporte e cultura, para reformar a nossa e incentivar novas modalidades esportivas, além do que a escola oferta, além de incentivar a fanfarra”.

A estudante Karen do Nascimento Monteiro disse que abraçou a candidatura indicada pela comunidade discente e que pensou logo em um projeto voltado para melhorar o aprendizado dos alunos. “Escolhi como projeto um laboratório de informática numa sala com 30 computadores que ajudará os alunos que não têm acesso à internet, além de tornar as aulas mais criativas e didáticas, ajudando também os professores quando quiserem fazer uma aula diferenciada”.

O estudante Héricsson Alessandro Magalhães de Souza foi eleito com três votos, mas se orgulha em dizer que a proposta dele levaria qualidade de vida para os alunos. “Meu projeto propõe a profissionalização dos alunos numa parceria das escolas com o Sebrae, por meio de cursos EaD no contraturno ao que estudamos.  Acredito que isso diminuiria a nossa taxa de desemprego no Estado, porque se uma pessoa já sai quase profissionalizada do ensino médio, ao entrar na faculdade ela estará mais preparada que outras pessoas e dessa forma sairia na frente”.

Colégio Estadual Militarizado Dr. Luiz Rittler Brito de Lucena

A estudante Jhully Ane Crispim dos Santos Ribeiro disse que foi muito gratificante participar de todo o processo eleitoral. “É um projeto muito inovador e eu queria viver e ter experiência. Passei nas salas apresentando minhas propostas, que são para a melhoria da nossa educação, que está um pouco debilitada. Melhorias na infraestrutura, assegurar alimentos de qualidade que melhorem nosso bem-estar, falta acessibilidade para pessoas que possuem deficiência física. Sou a voz dos meus colegas e quero que os pensamentos deles cheguem ao Parlamento”, disse a deputada, que pretende no futuro ser advogada.

A estudante Juliana de Araújo Gomes buscou fazer uma campanha participativa e elaborou propostas voltadas para a educação que visam a melhorias na escola. “Os alunos fizeram uma lista e me entregaram. Selecionei os mais importantes que deveriam ser aprimorados”, contou a deputada que quer fazer Medicina porque pensa em ajudar as pessoas mais necessitadas na área da saúde.

O estudante Lucas de Sousa Tavares se considera muito vitorioso por ter sido eleito, pois decidiu participar no último dia. “Eu consegui ter coragem e fui em frente. Foi só um dia de campanha. Na minha cabeça, os outros participantes seriam melhores, afinal, tinha gente fazendo santinhos para distribuir. Então comecei a estudar direito sobre os assuntos do governo e fiz três propostas. A primeira é de conscientização dos alunos e professores sobre reverem seus erros; a segunda é voltada para a Secult [Secretaria Estadual de Cultura], para promover passeios com os alunos da escola; e a terceira é bem simples, mas não acontece, que é comemorar na escola os dias dos Pais e das Mães”.

O estudante Joel Carneiros Santos buscou elaborar propostas que visam ao bem-estar da comunidade docente e discente “Trabalhei também propostas como higiene nos banheiros, boa alimentação para os alunos”, disse. Santos ainda está indeciso quanto à profissão que vai desempenhar no futuro, mas sabe que será na área das ciências exatas, podendo ser biólogo ou veterinário

Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar

A estudante Eunice Beatriz Albuquerque Magalhães relatou que o PJR possibilitou uma experiência incrível por criar oportunidades para os jovens na política. “Um dos meus projetos é o esporte, porque os jovens gostam de esporte, mas as escolas não são adequadas para todos os esportes. Então a minha proposta é a criação de um espaço nas escolas para realizar várias competições, levando diversão para distrair os jovens”, disse a jovem deputada.

A estudante Ayesha Emily Paul considerou o Parlamento Jovem Roraimense um processo muito importante de aprendizado para a vida, principalmente porque envolveu toda a comunidade estudantil. “É um projeto que não visa apenas à escola hoje, mas o futuro, pois hoje a gente é estudante, adolescente, mas a gente vai passar para outras etapas da vida. A política é importante porque é a voz do povo”, disse.

A estudante Laisa Nycolle Almeida da Silva é uma das três meninas a vencer a eleição na Escola Wanda David Aguiar. Ela defendeu uma melhor preparação dos alunos para enfrentar situações de emergência. “Seria uma preparação dos alunos para, caso aconteça alguma coisa, eles saberem o que fazer naquele momento, saber como reagir, para que não aconteça nada de ruim”, disse a jovem que pretende ser odontóloga.

O estudante Eduardo Vinícius Siqueira de Paula disse que elaborou as propostas da campanha eleitoral com os amigos da escola, afinal, são eles que vão usufruir das melhorias. “Queremos trazer os esportes para a escola, a volta dos jogos. Aqui no bairro não tem quadra como nos outros bairros para jovens praticarem esporte. E participei de todo o processo eleitoral porque vi que estavam abrindo portas para novos projetos”, disse entusiasmado, ao acreditar que as demandas apresentadas serão implementadas.

Texto: Marilena Freitas

Fotos: Jader Sousa/ Eduardo Andrade e Marley Lima

SupCom ALE-RR

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